Pela memória de Minas Gerais

Pela memória de Minas Gerais

 O distrito de piedade do paraopeba está localizado ao Sul de Belo Horizonte, no sopé da histórica Serra da Moeda, no município de Brumadinho. Distando cerca de 35 quilômetros da capital, o acesso é pela BR-040. Hoje, todo o entorno do Distrito, passa por muitas transformações, mas ainda preserva área de mata atlântica e se prepara para receber turistas, mostrando sua história, cultura e as belezas e riquezas naturais. 

Pela data da chegada dos bandeirantes, pelos idos de 1674, que a Vila de Piedade do Paraopeba é mais antiga que Ouro Preto, Mariana, Sabará e todas as outras cidades históricas de Minas Gerais e que possui uma igreja inaugurada em 1713.

Da Sede de Brumadinho, o distrito dista cerca de 20 quilômetros e o acesso é pela Estrada municipal. Mesmo localizada tão próxima à capital, a região de mantém muito bem preservada.

Em 2010 a iogreja foi alvo de tombamento municipal e efetivado no mesmo ano pelo Conselho de Patrimônio de Brumadinho.Porém,  a igreja já passou por intervenções ao longo dos anos, perdendo sua originalidade construtiva.

Em 2014 foi elaborado estudo propondo um projeto de restauração da igreja pelo historiador Bernardo Alves de Brito Andrade com o intuito de fornecer informações para sua recuperação levando em consideração toda sua história e importância histórica.

Em 2015 a Planus Engenharia teve a honra de participar juntamente com ouros profissionais do início da processo de recuperação deste importante edifício histórico.

Fonte: Planus Projetos e Engenharia

Foto: Entrada principal Igreja Matriz de Piedade do Paraopeba

Acompanhe sua obra
Atendimento